terça-feira, 29 de setembro de 2009

suplemento alimentar para faser em casa


A receita leva manteiga de amendoim – fui pesquisar um pouco e lhes conto o que descobri para depois ensinar a barra propriamente dita: Amendoim, do tupi “mandu’wi” que quer dizer “enterrado”, é uma semente comestível da planta Arachis Hypogae do tipo legume ou vagem, a planta é uma erva que mede de 30 a 50 cm de altura. É originaria da America do sul – Brasil e países adjacentes – e foi difundida pelos povos indígenas para as Américas e posteriormente Europa, Ásia e África.
Depois de um pouco de historinha vamos ao que realmente interessa. Segundo o site da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – a semente de amendoim possui valores satisfatórios de cálcio, magnésio, potássio, fósforo, cromo, cobre, ferro, manganês, zinco, – cansados? Ainda tem mais – cádmio, mercúrio, chumbo, molibdênio e cobalto – Ufa! Só isso já seria um bom motivo para introduzir o amendoim em nossa dieta, mas não pensem que acabou, o amendoim também é rico em vitaminas do complexo B (B1, B3, Acido Pantotênico, Niacina, Tiamina), acido fólico, e vitamina E – daí o amendoim ser considerado afrodisíaco, já que essa vitamina regula os hormônios sexuais. Ainda é rico nas boas gordurinhas Omega-3 e Omega-6.

Se alguém ainda não estiver convencido, não vai mais resistir, querem ver? Como se não fosse suficiente o amendoim também é rico em proteínas. Vou destacar os aminoácidos que eu considero mais importantes para nós, comparando com o ovo de galinha. Primeiro os BCAA’s: cada 100 g de amendoim contem ate 3,21g de Isoleucina, 6,65g de Leucina e 3,5g de Valina, enquanto que no ovo esses aminoácidos estão presentes nas seguintes concentrações: 5,4g; 8,6g e 6,5g respectivamente. Já com relação aos AA não essenciais – porém essenciais para nossos músculos – apresenta cerca de 21g de glutamina e 12g de arginina – esses valores são com relação à farinha desengordurada do amendoim. Cada 100 g de sementes inteiras, apresenta zero de colesterol, 20 g de carbo e 582 calorias.
40 ml de creme de leite – podem usar creme de leite fresco se quiser, é mais gostoso e natural
25 g de whey
50 g de manteiga de amendoim – no fim eu ensino a fazer manteiga para quem não quiser comprar
Vamos preparar: misture a whey na manteiga de amendoim até secar, vai ficar uma farinha meio grudada, então basta adicionar o creme de leite e misturar ate dar ponto. Vai virar uma massinha, é só modelar na forma de barra e pronto! Prático para levarmos para todos os lugares.

Para quem quiser produzir sua própria manteiga de amendoim é fácil também:

½ kg de amendoim sem casca e torrado – pode ser com ou sem a pele, vai do gosto
1 ½ xícara de açúcar
1 colher chá rasa de sal
Óleo de amendoim, caso você não encontre pode usar óleo vegetal mesmo
Preparo:

Coloque o amendoim no liquidificador ou processador e faça uma farinha, certifique-se de que virou mesmo farinha, sem pedaços inteiros ou grandes. Adicione o sal, metade do açúcar e três colheres de sopa de óleo, misture com a colher e ligue o liquidificador, bata um pouco, depois coloque o resto do açúcar e vá colocando mais óleo aos poucos, ajudando o liquidificador com a colher, para que ele misture tudo. O óleo tem que ser suficiente para que o liquidificador consiga misturar toda a pasta, lentamente. Cuidado apenas pra não deixar muito gorduroso. Confira se o açúcar esta a gosto, e quando estiver com aparência de manteiga de amendoim, está pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário